Psicologia

A prática da psicologia visa avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos e do grupo, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação. Acompanha os indivíduos dando suporte em relação aos possíveis distúrbios emocionais, mentais e de adaptação social.

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Serviços

A Avaliação Neurocognitiva é um exame realizado pela psicóloga com o objetivo de mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando inclusive as suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.

A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.

Envolve uma avaliação multidisciplinar com psicóloga/neuropsicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga e o laudo final com o médico neurologista. A avaliação é solicitada para analisar as funções neurocognitivas e neurolinguísticas das dificuldades apresentadas pela paciente, além de incluir ou excluir outras possíveis comorbidades associadas.

Avaliação realizada para mensurar a capacidade emocional/comportamental do paciente e se ele é capaz e disposto a fazer as mudanças de estilo de vida necessárias para sustentar a perda de peso após o procedimento.

Teste realizado pela psicóloga escreener, credenciada pelo Hospital dos Olhos (MG), que avalia as dificuldades do processamento cerebral das informações visuais, causadas pela sensibilidade a determinados comprimentos de ondas de luz espectral visível ao olho humano. Principais manifestações: fotossensibilidade (sensibilidade aumentada à luz), desfocamento à leitura com distorções visuais, restrição do campo visual periférico, dor de cabeça, dificuldade de adaptação a contrastes e na manutenção da atenção.

A avaliação psicológica para Vasectomia, é um processo técnico de levantamento de dados para compreensão das características psicológicas da pessoa. Seu objetivo é estabelecer o quanto o pretendente para a cirurgia está preparado para o procedimento. Além disso, essa avaliação verifica a capacidade do paciente em reorganizar os seus hábitos de vida e seus pensamentos para lidar com as adversidades que podem ocorrer no processo pós-cirúrgico.

Esta aptidão psicológica é avaliada a partir de um laudo, que é emitido por um psicólogo (credenciado pela Polícia Federal (LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003), que ateste que tal pessoa submeteu-se a uma Avaliação Psicológica. Este Laudo, por sua vez, considerará se aquele indivíduo, no momento daquela avaliação, estaria apto ou inapto para o manuseio de uma arma de fogo.

A avaliação psicopedagógica mensura uma investigação do caminho da aprendizagem com um paciente, seja ele estudante ou não. A aplicação da avaliação psicopedagógica é, acima de tudo, compreender como o indivíduo aprende e com quais desvios pode estar lidando nesse percurso.

Esta avaliação mensura a capacidade cognitiva de aprendizagem de pessoas com algum tipo de desvio na aprendizagem funcional. Ela oportuniza entender qual o nível cognitivo da pessoa avaliada, levando em conta suas habilidades e competências para se organizar de forma funcional no cotidiano.

O envelhecimento é um processo que acarreta mudanças de natureza ontogenética, traduzidas no declínio das capacidades intelectuais dependentes do funcionamento neurológico, sensorial e psicomotor. A avaliação Psicológica em idosos é um processo técnico-científico de coleta de dados que busca avaliar fenômenos psicológicos, motivacionais, comportamentais, sintomas demenciais e degenerativos em idosos.

A Avaliação para Terapia ABA (Applied Behavior Analysis - Análise do Comportamento Aplicada) envolve a leitura individualizada, intensiva, e minuciosa das possibilidades das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência, autonomia, melhoria da comunicação alternativa e uma melhor qualidade de vida familiar, social e escolar.

O teste vocacional avalia habilidades, raciocínio, nível de percepção e memória. O teste também proporciona mensurar os níveis de interesse, as aptidões e a personalidade das pessoas.

Fundamental para desenvolver a inteligência intelectual e emocional, habilitando o sujeito para superar as limitações, melhorar a autonomia, desenvolver a resiliência e possibilidades de aprendizado. A aprendizagem acontece a partir da convivência estabelecidas pelo ambiente e os grupos onde a diversidade auxilia no aprendizado. O facilitador oportuniza ambientes possíveis para que o aprendiz consiga se perceber e reorganizar o próprio comportamento diante das emoções.

A partir da demanda de crianças com necessidades de entender as emoções para melhoria dos relacionamentos sociais motivou a equipe da Clínica Despertar a desenvolver essa oficina para crianças.

Muitas vezes superdotação também chamada de altas habilidades é confundida com gênios ou QI elevado. Erroneamente, tal condição é tratada de forma fantasiosa por causa da desinformação. Nós vamos entender a diferença de: superdotação, altas habilidades e talento, com o objetivo de desenvolver o traquejo social na vida funcional e acadêmica, regulação emocional e aprimorar as habilidades, interesses e estilo de aprendizagem.