Você sabe o que é um neuropsicólogo?
É um psicólogo que possui uma especialização em Neuropsicologia. A função do neuropsicólogo, é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas através da investigação das funções cognitivas e comportamentais do indivíduo.
O que é a avaliação neuropsicológica?
Ela também pode ser chamada de avaliação neurocognitiva e consiste na utilização de testes psicológicos e escalas de comportamento voltados para entender o funcionamento das funções mentais — como percepção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico. Em alguns casos, pode ser necessário aliar esse tipo de avaliação a diagnósticos de imagem.
A escolha dos testes e escalas a serem aplicadas cabe ao profissional. Para cada tipo de demanda existe um protocolo e investigação a ser realizada. Assim, o neuropsicólogo precisa compreender o contexto do paciente para compor a bateria de testes que possam gerar respostas diagnósticas precisas, é uma abordagem bastante criteriosa.
O psiquiatra, neurologista, geriatra, pedagogos e pais podem solicitar avaliação neurocognitiva para fechar o diagnóstico de forma assertiva.
Após a hipótese diagnóstica levantada pelo neuropsicólogo, segue as indicações terapêuticas de acordo com o perfil do paciente. As terapias fornecem técnicas para reabilitação das funções rebaixadas e preservar as funções que estão adequadas.
A Avaliação Neurocognitiva é um exame realizado pela psicóloga com o objetivo de mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando inclusive as suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.